
BEM VINDO À SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE PROENÇA-A-NOVA
Tinha El-Rei D.Manuel I acabado de dar ... em 1512 foral a Proença-a-Nova e logo em 1513 nascia "a Misericórdia na dita Villa de Proença a nova do Priorado do Crato".
Aponta-se este ano tendo em conta a informação referida no alvará régio assinado pela Rainha Regente D.Catarina, em 1559. Façamos a transcrição das primeiras linhas, não completas, deste documento:
"Euel Rey faço saber aos que este meu alvará vyr(em)... Da villade Proença a nova Do prioado do Crato me.../ Que por na dita villa aver muita necessidade da.../ Misericórdia para os proverem muitas pessoas pobr..../"
E foi o Provedor à época, António Figueira que a 10 de Dezembro de 1559 mandou "elaborar" um documento ao escrivão António Gonçalves, cuja cópia se conserva no arquivo da Misericórdia.
Era exaustiva esta ata de inventário, a ponto de enumerar, além dos bens fixos e móveis, as rendas e dinheiro, em português arcaico, mas percetível: Das rendas do dito espritall e bem/ assy todo o pam e cera outra qualquer/cousa E asy tudo o que for Remdido devidoldas comtas pasadas ao dito espritall (....) E todo que se lhe emtregar será per Invemtário E em/llivro tittolo de Recepta E bem asy lhe emtregarão também por Invemtário todosos/llivros E papes (papéis) e compromisso. E tombos que i ouverem".


